21 julho, 2010

A Inveja


A inveja sempre foi uma emoção sutilmente disfarçada em nossa sociedade, assumindo aspectos ignorados pela própria criatura humana. As atitudes de rivalidade, antagonismo e hostilidade dissimulam muito bem a inveja, ou seja, a própria “prepotência da competição”, que tem como origem todo um séqüito de antigas frustrações e fracassos não resolvidos e interiorizados.
O sentimento de inveja não é só sobre dinheiro, estatus social ou bens materiais, à pessoas que sentem a inveja simplismente pela outra pessoa ser bem humorado, mesmo que passando dificuldades, por ser bonito ou por ser feio mais assim mesmo ter muios amigos, pela felicidade do outro, etc.
O invejoso pensa: "porque fulano é feliz mesmo tendo pouca coisa, a não, pois eu vou ter de tudo e vou mostrar pra ele", enquanto isso, enquanto ele se acaba pra comprar coisas pra mostrar pra outra pessoa, o outro não esta nem aí e continua vivendo sua vida normalmente e mesmo que chegue na casa da outra pessoa, não se espanta com o que vê, porque? porque ela tem os motivos dela pra, derrepente não ter aquelas coisas todas em sua casa, ou escritório ou guarda-roupas, etc. então elogia o invejoso e isso, ainda o deixa mais cabreiro e se mordendo de inveja, porque o que ele queria era ver o outro triste por não ter o mesmo que ele...
Ele sempre se acha no intimo, inferiorizado de alguma forma, não importa a sua beleza, o seu status, o seu carro, o seu emprego, a vida boa que leva, o que le quer é ver o outro infeliz e quando não consegue, mostra a sua ira repentina e seu desejo de vingança...
Eis alguns sintomas interiorizados de inveja que podemos considerar como dissimulados e negados:


- perseguições gratuitas e acusações sem lógica ou fantasiadas;
- inclinações superlativas à elegância e ao refinamento, com aversão
à grosseria;
- insatisfação permanente, nunca se contentando com nada;
- manifestação de temperamento teatral e pedantismo nas atitudes;
- elogios afetados e amores declarados exageradamente;
- animação competitiva que leva às raias da agressividade;
- dizer que é invejado com frequência por todo mundo, inclusive pela pessoa que ele inveja.
O caráter invejoso conduz o indivíduo a uma imitação perpétua à originalidade e criação dos outros e, como conseqüência lógica, à frustração. Isso acarreta uma sensação crônica de insatisfação, escassez, imperfeição e perda, além de estimular sempre uma crescente dor moral e prejudicar o crescimento espiritual das almas em evolução.


Fonte de pesquisa: dupla vista
Mensagens da WEB